News From Nowhere

Posted on Updated on

Image
Via – SAIC

Quem já não se perguntou: Se o mundo acabasse amanhã, o que eu faria? Paulinho Moska certamente nos deu várias ideias, mas todas elas baseiam-se no fato de que não sobreviveríamos ao “fim do mundo”. Mas se sobrevivêssemos e tivéssemos que começar tudo do zero?

Para chacoalhar um pouco as ideias e colocar a galera do design para pensar, foi criado o projeto News From Nowhere que pretende investigar a hipótese de como seria um mundo pós apocalíptico, onde os poucos sobreviventes da raça humana teriam que reconstruir tudo com poucos recursos disponíveis. Os artistas Moon Kyungwon e Jeon Joonho, que desenvolveram o News, recrutaram designers, filósofos, poetas, entre outros, para criarem novos objetos e concepções para essa possível situação.

O projeto está em exibição na Sullivan Galleries que fica na School of the Art Institute Chicago (SAIC) e pode ser conferido até o dia 21 de dezembro. A exibição conta com filme feito por Moon e Jeon; um sistema que faz com que os órgãos maximizem o uso da água em nosso corpo caso venha a ficar escassa; uma máscara que induziria as pessoas a se manterem felizes, entre outros elementos tecnofuturistas. Porém, o que mais nos surpreendeu foi a ideia de que, com a extinção do dinheiro, a moeda de troca seriam as memórias, pois seriam elas as responsáveis pela formação do pensamento, tanto em relação ao presente quanto ao futuro. News From Nowhere é ótimo exercício para pensarmos fora da caixa.

Informações via – SAIC e Core 77

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s