Watson Computer Chef Inovando a Cozinha

Posted on

A medida que a computação cognitiva vai avançando, cada vez mais parecemos estar vivendo dentro de um filme de ficção científica.

A novidade agora é o Watson, um computador que cria receitas inusitadas. Ele funciona mais ou menos assim: você escolhe um ingrediente, vamos supor cenoura, e o Watson vai buscar outros (em sua maioria que você não escolheria ou pensaria em colocar com uma cenoura) para formar um novo e diferente prato.  Para ver o vídeo clique aqui.

via BBC
via BBC

A grande qualidade do Watson é a criatividade. Isso mesmo, o chef Watson é criativo. Como? Para criar uma receita, o computador tem acesso a milhares de pratos já existentes, a uma base de dados que identifica os componentes dos sabores e como os seres humanos percebem a combinação desses sabores.

Apesar de criar as receitas, o computador/robô não irá cozinhá-las, ufa! A IBM, criadora do flavourbot, deixa claro que o intuito da invenção não é a de substituir humanos na cozinha, mas sim trabalhar ao nosso lado melhorando e ajudando nossas experiências.

“An important aspect of this research is pairing human creativity with machine creativity to create the best possible outcomes and results,” said Florian Pinel – engenheiro de software sênior da IBM Watson Group. 

Watson esteve no festival anual de música e filme SXSW que aconteceu em Austin, Texas servindo seus pratos exóticos em uma van da IBM. Os participantes podiam votar quais os pratos que ele prepararia a cada dia pelo Twitter usando o hashtag #IBMFoodTruck.  Será que a galera curtiu?

Image
via BBC 

 

via BBC

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s