MIT Recosntrói Sons Através Objetos Rotineiros

Posted on

Em conjunto com a Adobe e Microsoft, o MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts – desenvolveu um método de extrair sons de objetos como copos d’água, sacos vazios e até plantas através de vídeos silenciosos que retratam suas vibrações. Segundo o The Guardian, a tecnologia é similar a de microfones a laser usados por espiões para ouvir conversas medindo vibrações em superfícies reflexivas (o que aparentemente não é nada simples ou prático).

De qualquer modo o novo método é inovador.  O que acontece é que quando o som bate em um objeto ele vibra. Geralmente a vibração é tão sutil que não percebemos a olhos nus. Mas com o vídeo de alta velocidade é possível recriar o áudio do ambiente através de suas vibrações.  E os cientistas conseguiram extrair som de câmeras convencionais de 60fps também.

O professor de engenharia elétrica da Universidade de Califórnia em Berkeley, Alexei Efros, elogiou o trabalho e disse:

“We’re scientists, and sometimes we watch these movies, like James Bond, and we think, ‘This is Hollywood theatrics. It’s not possible to do that. This is ridiculous.’ And suddenly, there you have it. This is totally out of some Hollywood thriller. You know that the killer has admitted his guilt because there’s surveillance footage of his potato chip bag vibrating.”

via The Guardian

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s